Educando para a cidadania

EDUCANDO PARA A CIDADANIA E O MUNDO DO TRABALHO


Quem descobrir porque os alunos não conseguem aprender vai resolver o problema da educação no Brasil. Por outro lado, o Brasil é o único país do mundo em que quanto menos os alunos aprendem mais eles ficam satisfeitos. Por isso, o Brasil precisa investir em conhecimento, tecnologia e indústria própria através da educação. Para que a escola seja mais produtiva o Ensino Médio deve ser organizado em 4 anos e ser profissionalizante, porque a matriz curricular atual é extensa para ser ensinada e aprendida em apenas 3 anos em meio período. O Ensino em tempo integral pode ser ministrado nas séries iniciais até o 9º Ano do Ensino Fundamental. No Ensino Médio o aluno faz 3 anos de disciplinas de Humanas e Ciências e 1 ano de técnico profissionalizante no 4º ano. Ou pode ser intercalado com disciplinas de humanas, ciências e técnico. Nas escolas particulares o Ensino Médio pode ser ministrado em 3 anos. Como o conteúdo do Ensino Médio é muito pesado para um jovem que tem que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, em 4 anos os jovens vão aprender mais sem sofrer tanto. Além disso, como poucos cursam faculdade no Brasil, o Ensino Médio profissionalizante em 4 anos forneceria uma profissão.


Se existe um professor que sabe ensinar e um aluno que quer aprender se torna prazeroso estudar. O maior desafio para educação brasileira é descobrir porque os alunos não querem aprender, porque para aprender é preciso que o professor queira ensinar e o aluno queira aprender. Para isso é necessário formar salas de aulas com no máximo 20 alunos, porque o professor não consegue disciplinar e ensinar 40 alunos ao mesmo tempo. É desumano ter 40 alunos gerando conflitos para um único professor resolver. O professor usa mais tempo para disciplinar os alunos do que para ensinar.


Com o Ensino Médio de 4 anos é possível manter as disciplinas de Filosofia e Sociologia responsáveis pela conscientização ética e política dos alunos. Enquanto Filosofia e Sociologia tem 1 aula semanal, Português e Matemática já tem 5 aulas semanais. A função principal da escola é ensinar conhecimentos teóricos e práticos. Por isso, ela não ensina valores morais e éticos transmitidos pela família, apenas os reforça. A escola deve ser um espaço democrático orientado pela ética e pelo bem comum, no qual todos têm o direito de expor o seu pensamento e o dever de respeitar o pensamento dos outros. Por isso, a escola deve ser uma escola com partidos e não sem partidos para que seja mais democrática.

Comments