Bortoluzzi

GENEALOGIA DA FAMÍLIA BORTOLUZZI  

Por Bortoluzzi


A família Bortoluzzi de Nova Veneza, SC, é originária de Soverzene, província de Belluno, região Veneto, Itália. Soverzene é uma pequena localidade com uma população de, aproximadamente, 600 pessoas, situada nos contrafortes dos Alpes. Na mesma região situam-se inúmeras pequenas localidades como Soverzene.
Na segunda metade do Século XIX, entre as famílias que imigraram da Itália para cá em 1877, estavam os Bortoluzzi que foram para o sul de Santa Catarina.

Eram eles: Bortolo Bortoluzzi, sua mulher Antonia de March e os filhos Giovanni e Giuseppe. Antonia veio grávida do terceiro filho: Humberto, que aqui nasceu poucos dias após a chegada, sendo o primeiro filho de imigrantes italianos nascido no sul de Santa Catarina.

A família Bortoluzzi se localizou, primeiramente, em Azambuja. A 30 Km dali, em 1891, foi fundada a Colônia de Nova Veneza, tendo para lá se transferido a família, onde os três filhos casaram e constituíram família, se dedicando ao ramo da indústria de produtos suínos (salame, socol, carne de porco salgada, banha de porco, torresmo, entre outros) como também ao ramo de beneficiamento de cereais e de madeira trazida “da serra”, localidade de Silveira, onde os Bortoluzzi tinham muitos “milhões” de campos com pinheiros.

Eles estabeleceram, ainda, comércio de gêneros alimentícios em geral, bebidas, implementos agrícolas, fazendas e armarinhos, vestuário, armas e munições. Este tipo de estabelecimento chamava-se de “venda” sendo o supermercado de hoje. Outras vendas foram abertas na região, negociando produtos em toda a região sul de Santa Catarina e inclusive para cidades de outros estados (como Rio de Janeiro, Santos e Recife) onde existiam escritórios dos Bortoluzzi.

A firma chamada inicialmente de Bortoluzzi Irmãos e mais tarde de Indústria e Comércio Bortoluzzi S.A., fundada no início do século XX, cumpriu a sua missão até a década de 1960, contribuindo para o progresso e desenvolvimento de Nova Veneza e proporcionando à família status econômico-social capaz de alavancar um aprimoramento intelectual significativo de seus descendentes hoje, pode-se dizer que a família é constituída por um número significativo de profissionais liberais, não faltando os que se dedicam a
profissões do comércio e indústria e que têm grande destaque como a Cerâmica Itagres, de Tubarão, e Unifertil, de Porto Alegre.

As famílias Bortoluzzi de Nova Veneza, Brasil, e de Soverzene, Itália, sempre tiveram um canal aberto de comunicação. Durante os últimos anos do século XIX e primeiras décadas do século XX muitas foram às trocas de correspondência e a prova disso são as muitas cartas guardadas. 

Em 1968, Sergio Bortoluzzi foi o primeiro componente da família Bortoluzzi de Nova Veneza a visitar os parentes na cidade de Soverzene, na Itália, iniciando, assim, uma nova fase de comunicação entre as duas famílias. Muitos foram os que lá depois estiveram, sendo a ligação cada vez maior com o comparecimento deles ao II Encontro da Família Bortoluzzi em 1997 e com o comparecimento de Bortoluzzi brasileiros na Itália a um casamento em 2002. Também a comunicação se dá hoje através de telefonemas e correspondência eletrônica via e-mails que proporciona uma maravilha da comunicação imediata, de custo ínfimo, sem sair de casa.

Temos procurado promover encontros periódicos de nossa família, sendo o primeiro em 1992, o segundo em 1997 e o terceiro em 2002. Através destes encontros temos estreitado cada vez mais nossos elos de parentesco, de fraternidade e de amizade, ao mesmo tempo em que nos divertimos, relembramos o passado, vivemos todos juntos algumas horas do presente e fazemos planos para nos reunirmos mais freqüentemente.

Também procuramos estreitar relacionamento com as famílias Bortoluzzi oriundas de outros troncos, residentes em Santa Catarina e em outros estados tendo contato, por exemplo, com a grande família Bortoluzzi de Santa Maria, liderada pelo vibrante pesquisador e escritor, Padre Clementino Bortoluzzi Marcuzzo, e com as famílias de Xanxerê e Chapecó.

Depois de 1998, com o Encontro Bortoluzzi de Santa Maria, em Vale Vêneto, nos encontramos novamente agora, em outubro de 2002, em nosso terceiro encontro, com a presença de uma grande comitiva de Santa Maria em Santa Catarina, comandada pelo incansável Tomaz Bortoluzzi.

Esperamos poder participar de um encontro da família que acontecerá no estado do Espírito Santo, cuja líder é a escritora e tradutora juramentada Sra. Nerina Bortoluzzi Herzog. Para o ano que vem, já temos a notícia da realização de outro encontro em Santa Maria.

Esperamos que nos próximos encontros possam estar presentes todos os troncos da família Bortoluzzi do Brasil e, quem sabe também, da Itália e de outros países. Assim estaremos nos sentindo sempre mais próximos, ampliando nossas amizades e, por que não dizer, o nosso parentesco. Como disse Tomaz Bortoluzzi (Santa Maria), em nosso encontro, “o que interessa é que nós queremos ser vossos parentes e vocês querem ser nossos parentes”.


Não nos dispersemos jamais:
- Unione
- Amicizia
- Fraternità

Bortoluzzi vicini e lontani mai soli

Se você tem sobrenome Bortoluzzi e quer contribuir com informações, clique aqui


1.2.5. Tiziano André BORTOLUZZI, nascido a 16/1/1888, em Vale Vêneto, RS, filho de Giuseppe Bortoluzzi e Antonia Cia, casou a 14/6/1909 em Vale Vêneto com Lucia Marin, nascida em 4/10/1887 em Vale Vêneto, RS. Tiziano André faleceu a 22/9/1946 em Vale Vêneto, RS, e Lucia faleceu a 16/1/1960 em Restinga Sêca. Tiveram 10 filhos, todos nascidos em Vale Vêneto. 


1.2.5.1. JULIO BORTOLUZZI, nascido a 4/6/1910, casou a 15/9/1934 em Vale Vêneto, RS, com Adelinda Bassan 

1.2.5.2. JOSÉ BORTOLUZZI, nascido a 16/2/1912, casou a 12/9/1936 em Vale Vêneto, com Maria Venturini 

1.2.5.3. ANTONIO BORTOLUZZI, nascido a 9/11/1913, casou a 9/9/1939 em Vale Vêneto, com Thereza Marconato 

1.2.5.4. JOÃO BORTOLUZZI, nascido a 15/7/1915, casou a 25/7/1942 em Vale Vêneto, RS, com Angela Matilde Venturini 

1.2.5.5. DILETA BORTOLUZZI, nascida a 9/2/1917, com Domingos Bortolin 

1.2.5.6. ANGELA BORTOLUZZI, nascida em 1/6/1919, faleceu a 16/2/1920 em Vale Vêneto, RS 

1.2.5.7. AMABILE BORTOLUZZI, nascida a 29/6/1922, casou a 11/9/1948 em Vale Vêneto, com Santo Dorneles 

1.2.5.8. OTÁVIO MOISÉS BORTOLUZZI, nascido a 8/10/1924, casou a 27/4/1963 em Vale Vêneto, RS, com Olga Moro 

1.2.5.9. AMÉLIA MARIA BORTOLUZZI, nascida a 26/11/1926, casou a 7/2/1959 em Vale Vêneto, RS, com Augusto Camponogara 

1.2.5.10. VIVALDINO RAPHAEL BORTOLUZZI, nascido a 5/12/1930, casou a 12/9/1958 em Vale Vêneto, RS, com Ana Adelina Bevilaqua

Comments